segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Historia por trás da musica "Smile"



                          Smile

Uma canção originalmente composta por Charles Chaplin em 1936, Smile é a ultima faixa do álbum HIStory

Planejada para ser lançada como oitavo e último single do álbum em 1997, o projeto foi cancelado dias antes de sua liberação comercial.

Apenas alguns exemplares do single foram lançados na Holanda, Alemanha e África do Sul (onde conquistou o recorde de vendas). A música sem nenhuma divulgação chegou a #74 no Reino Unido, #71 na Alemanha, #70 na Suíça #56 na Austrália.




Lançamento: 28 de Dezembro de 1997
Vendas Mundiais do Single: 45.000
Vendas Digitais: 30.000
Letras e Composição: John Turner e Geoffrey Parsons
Produção: Michael Jackson e David Foster
Piano: David Foster
Mixagem: Bruce Swedien
Baixo: David Foster
Arranjos: Michael Jackson e David Foster
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Dentre vários ícones que Michael Jackson admirava, Charles Chaplin era a estrela que mais brilhava no seu grupo de inspiração. Fã assumido de Chaplin desde criança, fazia questão de citá-lo em suas raras entrevistas como um de seus ídolos:

''Ele era um gênio, nos fazia rir e chorar ao mesmo tempo" declarou Jackson no documentário Private Home Movies de 2003. 

Michael colecionava obras de Charlie e gostava de se vestir com os trajes do seu personagem O vagabundo desde o tempo em que participava dos Jackson Five.


Uma das mais belas canções já escritas, Smile descreve um simples ato, sorrir.

Sorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido...
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, de que adianta chorar?
Você descobrirá que a vida ainda continua
Se você apenas sorrir



(*foto: Como Michael, Chaplin começou muito cedo no show bizz. Sendo um talentoso desenhista, Michael Jackson desenhou o retrato de Charlie Chaplin)

Não se sabe o motivo da gravadora de Michael Jackson ter vetado a divulgação do single Smile. Boatos na época, afirmavam que a gravadora estaria focada no álbum de remixes (Blood On The Dance Floor) e por isso, teria retirado o lote de cópias que seria distribuído na Europa. 

Por fim, uma das músicas preferidas de Michael Jackson não teve uma divulgação digna.


Com 20 milhões de cópias, HIStory tornou-se o disco-duplo mais vendido de toda a história da música. De fato, juntando as vendas de seus singles, esse numero supera a marca. 

Em 1995, cópias limitadas do cassete do disco foram lançadas nas Américas, principalmente no México, Argentina e Brasil:


Em 2001, acompanhando o lançamento das edições especial de seus álbuns e Invincible, a Sony Music lançou o disco 1 de HIStory: Greatest Hits: HIStory Volume I. Cerca de 450.000 cópias do álbum foram vendidas em todo o mundo.


Fonte: MJBeats
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...